FAQ
O que é a preparação para Vinil ?
A masterização em vinil só é feita de fato na sala de corte.
Alguns estudios de masterização, como a Reco-Master inclusive, oferecem o serviço de preparar seu audio para que ele seja cortado em qualquer outra sala de corte.
Nesta preparação colocamos os audios na ordem de corte (lado A e lado B), tratamos o audio com equalização elíptica e observamos eventuais problemas de fase.
Vale lembrar que, em hipótese alguma, este audio servirá como referência absoluta para o que receberá em seu vinil prensado.
Cada sala de corte e engenheiro possui seu gosto e suas abordagens em relação à equalização e volumes na confecção de uma mastriz em acetato.
Para que haja certeza de que seu audio sairá como ouviu previamente, a Reco Master oferece o serviço de corte de acetato com referência para que o cliente aprove seu disco de vinil antes de prensado.
Qual a diferença entre Master Analógica e Master Digital ?
Quando a Masterização tem uma fonte analógica, fita por exemplo, pode ser que o audio masterizado também seja gravado em outra fita para eventualmente ser cortado em um vinil.
Neste caso a masterização é feita toda fora do computador. Chamamos esse processo de Masterização Analógica.
Em muitos casos a fita pode ser fonte mas a saída pode ser um arquivo digital. Ou a fonte pode ser digital e a saída pode ser uma fita ou um vinil. Nestes casos, a masterização é digital pois utiliza-se o computador para ser feita.
Na Reco-Master o mais comum é utilizar ambas as tecnologias para tirar o melhor para cada situação. O computador é indispensável para a música nos dias de hoje, assim como o equipamento analógico aqui do esúdio é indispensável para nosso engenheiro.
O que vai ser utilizado em uma faixa (válvula, transistores, coloração de fita, plug-ins) não é uma regra.
E é isso que faz da masterização um processo artístico.
O que é masterização?
Masterização é o trabalho realizado por um engenheiro de som, que transforma a sua gravação em produto final, nos padrões da indústria fonográfica.
Em outras palavras, vai fazer sua música entrar no mesmo volume e com padrão de equalização de qualquer outro artista de um playlist.
Um álbum bem masterizado tem identidade própria. Não importa qual a faixa do disco que você selecione, esta estará em completa harmonia com as outras. Mesmo que a faixa tenha sido gravada ou mixada em estúdios diferentes.
As ferramentas utilizadas para este resultado são: Equalizadores, compressores e principalmente o ouvido de quem vai masterizar seu disco.
Uma Masterização pode ser careta ou radical. Ela pode mudar completamente o som do seu disco, ou pode apenas aparar algumas arestas.
É para isso que a Reco-Master está aqui, para te dar ambas as opções.
Como mando meus audios?
Preparar seus audios para a masterização é fácil. Prepare um bounce sem compressão ou limiter no output. Quanto mais dinâmica você deixar, melhor. Mande seus audios em AIFF, WAV ou SDII. Nunca mande audios em MP3, a menos que não exista outra versão.
O CD está perdendo espaço para outros formatos, portanto o 16bit 44Hz não precisa ser o formato final de suas masters, consequentemente das suas mixagens. Mande 24bit 48Hz, se preferir.
O formato final pode ser qualquer um que deseja, CD, vinil, Mp3, etc… Todas essas são possibilidades para o produto final.
Você pode enviar um CD, Pen Drive, HD ou subir em um site como Dropbox, Sendspace, Yousend it, etc.
O que é IRSC?
ISRC é o código inserido em seu fonograma. É um registro que as fábricas de CD exigem para duplicar seus discos. Para mandar um CD para a fábrica você vai precisar inserir estes dados no CD Master.
É um padrão internacional de código para identificar de forma única gravações sonoras. Você nos manda o seu código e nós inserimos ele em sua master.
Master pra vinil é diferente?
O vinil passa por um processo chamado “Corte”.
A Reco-Master oferece a masterização e o corte de vinil. Visite a sessão VINIL no site.
Como funcionam os Recalls?
Pode acontecer com todo mundo. A música soa bem na mix, mas depois da masterização descobre-se que o vocal está muito alto, ou que os agudos estão em conflito.
Geralmente estes problemas são sanados com uma nova mixagem.
Deve-se entender que as faixas já tem que estar prontas e aprovadas pelo artista antes de vir para o estúdio de masterização.
A menos que seja um problema de gosto (mais agudo ou mais grave no geral – mais ou menos compressão) pede-se bom senso ao produtor/artista.
Masters de faixas com problemas de mixagem serão refeitas inicialmente seguindo este bom senso. Caso ultrapassem este limite, serão cobradas como novas faixas.